quinta-feira, 5 de novembro de 2009

"Maria Borralheira"- Nosso espetáculo atual.


(Elenco reunido em solenidade na Câmara da Estância Turística de Tupã)








Maria é uma órfã de mãe, cujo pai é viajante e não tem tempo de cuidar da filha. Atendendo ao seu pedido, seu pai se casa com a Dona Letícia, uma autêntica megera, e mãe das invejosas Aurora e Eulália. Após o casamento, as três passam a maltratar Maria, fazendo da garota a empregada da casa, até que aparece Lua, a vaquinha mágica que ajuda Maria nas situações difíceis.
Apesar de ser vítima das maldades da madrasta e de suas irmãs, Maria possui personalidade, uma vitalidade capaz de revoltar-se e de indignar-se.


Variação do famoso conto de Perraut, como é contado em Sergipe, Maria Borralheira é uma Cinderela brasileira, muito mais próxima de nossa realidade. Ao mesmo tempo em que sofre a exploração e os mal tratos da madrasta, Ela tem a força e a determinação do nosso povo, que apesar das dificuldades da vida não perdem seus sonhos nem abandonam a busca por eles.


Maria Borralheira aborda questões relacionadas à temas muitas vezes delicados para as crianças, como a morte de pessoas queridas, a amizade e cumplicidade, a indignação e a revolta diante da maldade das pessoas e a conseqüente tomada de posição frente a situações como essas.



O texto traz um clássico dos contos europeus adaptado para a realidade brasileira, muito mais próxima, com uma linguagem própria, falando de situações que no original de Perraut, pareciam distantes da vida das crianças.



A capacidade que as pessoas possuem de sonhar e buscar alcançar seus sonhos, sua perspectiva de futuro, lutando com situações adversas de opressão, desonestidade, violência física e psicológica são trabalhados com o público infantil.



Os contos modernos ocultam esses assuntos das crianças, numa tentativa inútil de afastá-las de situações que, mais cedo ou mais tarde, terão que ser enfrentadas.
A proposta da Cia. Ágora é tratar desses assuntos de forma lúdica, dando liberdade para que o público crie, em seu imaginário, seus heróis e vilões, não interferindo nessa escolha.










FICHA TÉCNICA

Autor - Vladimir Capella
Direção - Fábio Dias
Sonoplastia - Eduardo Rocha Duran
Iluminação - Fábio Dias
Figurino - Todo o grupo
Maquiagem - Pauline Raymundo Pereira
Cenografia - Todo o grupo
Equipe de Apoio - Fernanda Fernandes Pereira
- Gabriela de Souza Passafaro
- Ariane Milleid Pereira Pinheiro
- Romário da Silva dos Santos
- Tamiris Souto Cabrera

ELENCO

Mãe Lua - Angélica Rodrigues Costa
Maria Borralheira - Ariane de Sousa Costa
Dona Letícia - Talita Benega Nache
Eulália - Mariana Frediani Sant´Ana
Aurora - Ana Lúcia Higino da Silva
Dom José - Valdeir Emilson dos Santos Soares
Criada Rosalinda - Aléxia Lorrana Silva Ferreira
Criada - Mariana Pinatto Castiliani
Criado de Dom José/
Camponês - Jessé Soares da Silva
Vaquinha Lua - Maria Gabriela Lima Gomes
Príncipe Bernardo - Júlio César Moreira Vesú
Mendigo/
Criado do Príncipe - Fábio Fontolan Sampaio
Figurante do Baile 1 - Jefferson William Alves
Figurante do Baile 2 - Danilo Pereira Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário