quinta-feira, 5 de novembro de 2009

HISTÓRICO DA CIA. ÁGORA

Em fevereiro de 2000, um grupo de alunos da E.E. Luiz de Souza Leão, sob a coordenação de Fábio Andrade Dias, se reúne para realizar um projeto teatral dentro da escola. Surgia, então, o Grupo Teatral “Amigos da Arte”.
Contava na época com 20 integrantes, em sua grande maioria alunos matriculados na escola. Terminado o ano letivo, muitos alunos abandonaram o grupo, mas outras pessoas ingressaram, fazendo com que este deixasse de ter vinculação com a EE Luiz de Souza Leão.
Durante o ano de 2001 o grupo participou de várias oficinas, realizando encontros semanais, com jogos e técnicas teatrais. No início de 2002 seus integrantes decidem mudar o nome, adotando, então, “Cia Ágora de Teatro” , em referência à antiga praça grega onde a população se reunia para resolver os problemas da comunidade, uma vez que, desde sua fundação, o trabalho desenvolvido com os jovens do grupo sempre foi de discussão e descoberta mútua.
No ano de 2002, a Cia. realiza a montagem da comédia “Uma Consulta” , de Arthur Azevedo, participando do 1º Festival de Teatro Amador de Tupã.
No ano seguinte, 2003, visando a participação no 2º Festival de Teatro de Tupã, o grupo montou o espetáculo “O Filho do Carpinteiro”, escrito pelo diretor Fábio Andrade Dias, e que traz uma visão humana da figura de Jesus Cristo.
Também em 2003 o grupo produziu “Os Bolinhos da Mamãe”. A proposta desde trabalho era que a partir de um exercício teatral se criasse uma história completa. O trabalho foi desenvolvido criando-se uma hilariante comédia, com participação na Mostra de Curtas de Araçatuba.
Outro trabalho da Cia. Ágora em 2003 foi a montagem de “Os Saltimbancos”, musical infantil de Chico Buarque de Holanda, juntamente com os alunos da escola CEFAM Prof. Odinir Magnani, de Tupã. O objetivo desta montagem foi a participação no Festival de Música, Dança e Teatro da Secretaria de Estado da Educação.
No ano de 2004 a Cia. produziu o espetáculo “Os Bolinhos de Dona Severina”, uma comédia do diretor Fábio Dias e de Alex Marqueti, ex-integrante do grupo que, a partir de “Os Bolinhos da Mamãe”, criaram uma história completa para D. Severina e suas três filhas.
Em 2005 a Companhia Ágora levou para os palcos o espetáculo “Pluft, o Fantasminha”, de Maria Clara Machado. Com o intuito de aumentar cada vez mais seus conhecimentos, o grupo se dedicou à montagem de um espetáculo infantil, descobrindo, desta forma, uma nova linguagem para seu trabalho.
Nos anos de 2006 e 2007, por problemas internos, a Cia. se afastou do cenário teatral, voltando, em 2008, a trabalhar com alunos da Escola Estadual Profª Irene Resina Migliorucci, com jogos teatrais e encontros semanais.
Agora em 2009, a Companhia volta a trabalhar não só com alunos de escolas públicas, e produz o espetáculo “Maria Borralheira” , de Vladimir Capella, seu segundo trabalho infantil.

TRABALHOS E PREMIAÇÕES

“O DIABO É MEU AMIGO” , de Milton Pedrosa
Participação: Mapa Cultural Paulista/2000.
“UMA CONSULTA” , de Arthur Azevedo
Participação: 1º Festival de Teatro Amador de Tupã (19/07/2002)
Prêmios: Melhor Maquiagem e Incentivo Cultural.
“O FILHO DO CARPINTEIRO” , de Fábio Andrade Dias
Participação: 2º Festival de Teatro Amador da Estância Turística de Tupã (24/07/2003)
Prêmios: 3º Melhor Espetáculo Regional e Incentivo Cultural.
“OS BOLINHOS DA MAMÃE” , de Olga Reverbel e adaptado por todo o grupo.
Participação: Mostra de Curtas de Araçatuba em 2003.
“OS SALTIMBANCOS” , de Chico Buarque de Holanda
Participação: Festival de Música, Dança e Teatro da Secretaria de Estado da Educação - (Outubro/2003)
Prêmios: 1º Melhor Espetáculo da Fase Municipal, em Tupã, 1º Melhor Espetáculo da Fase Regional, em Tupã, Melhor Sonoplastia da Fase Pólo, em Ourinhos e 2º Melhor Espetáculo da Fase Pólo, em Ourinhos.
“OS BOLINHOS DE DONA SEVERINA” , de Fábio Andrade Dias e Alex Marqueti
Participação: 3º Festival de Teatro Amador da Estância Turística de Tupã (31/07/2004)
Prêmios: Melhor Atriz – Débora Artero Garcia, Melhor Maquiagem e 3º Melhor Espetáculo Regional.
“PLUFT, O FANTASMINHA” , de Maria Clara Machado, adaptação de Fábio Dias
Participação: Fases Municipal e Regional do Mapa Cultural Paulista, edição 2005
Participação: 4º Festival de Teatro Amador da Estância Turística de Tupã (24/07/2004)
Prêmios: Melhor Cenário, Melhor Maquiagem, Melhor Iluminação, Melhor Atriz Revelação – Débora Artero Garcia, Melhor Ator Coadjuvante – Paulo Ricardo da S. Oliveira, Melhor Atriz – Caroline Pastri Pinto e 2º Melhor Espetáculo Infantil.
Participação: Festival de Teatro de Bernardino de Campos
Prêmios: Melhor Maquiagem, Melhor Ator Coadjuvante – Débora Artero Garcia, Melhor Ator – Eduardo Rocha Duran e 2º Melhor Espetáculo Infantil.
“MARIA BORRALHEIRA” , de Vladimir Capella, adaptação de Fábio Dias
Participação: Projeto Teatro Itinerante de Férias, da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Tupã.
Participação: Regional do Mapa Cultural Paulista, edição 2009/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário